COMO SE INSCREVER NO SISU 2019 →【APRENDA AGORA】

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) está com vagas abertas para diversos cursos, como faz todo o ano. As vagas são para os mais variados cursos e instituições que devem ser escolhidos a partir da disposição pessoal. Veja como se inscrever no SISU 2019.

Essa disposição dá conta de preferências ou gostos pessoais e também integram o quesito distância. Salvo se você tem a opção de se mudar, é bom mapear direitinho o que quer fazer e onde vai encarar o curso. Portanto fique bem atento, que aqui você terá todos os detalhes de como efetuar a inscrição e concorrer às vagas.

Além disso terão todos os detalhes e requisitos que são necessários para a inscrição no programa. Pode ter certeza que com essas dicas vai ficar muito mais fácil concorrer às vagas em tempo ainda de efetuar a inscrição no SISU. Inclusive este também é um ponto que merece a sua atenção. Então não perca nenhum detalhe e fique bastante atento.

SISU 2019

O SISU é um programa do Governo Federal que tem periodicidade semestral, sendo a seleção realizada no início dos semestres. São diversas vagas e em muitas instituições públicas presentes em todo o Brasil, oferecendo muito mais opções para os candidatos.

Os interessados em ingressar em uma das vagas, deverão ter feito o enem do ano anterior e cumprir alguns requisitos. De maneira geral existem vagas destinadas para a ampla concorrência, cotas e ações afirmativas. Para as vagas destinadas para cotistas, e ações afirmativas, a concorrência é entre os que fizeram esta opção. O restante disputa as vagas com outros que realizaram a opção por ampla concorrência, ou seja, na mesma modalidade.

COMO SE INSCREVER NO SISU 2019

 

Ao fazer a opção entre as categorias, o candidato pode escolher duas opções de curso ou instituição, sendo a primeira a prioridade. Isso significa que se for aprovado nas duas opções, deverá se matricular na primeira opção escolhida.

Para ser aprovado em uma das vagas é preciso atingir a nota de corte que é estabelecida para cada modalidade. A nota de corte é calculada todos os dias, e leva em consideração os concorrentes para a vaga, e quem é o último selecionado.

Por exemplo, se a nota de corte for 600 pontos, os estudantes serão selecionados se alcançar esta pontuação. Ao serem selecionados, deverão obedecer o prazo estabelecido no site para que efetue as suas inscrições para o SISU.

No ato da matrícula você entrega os documentos pessoais que vão efetivar a sua entrada no curso e instituições escolhidas. Fique também atento aos prazos de segunda chamada, caso não seja selecionado na primeira lista. Na verdade, são 5 listas até o fechamento das vagas, conforme os candidatos não aparecem, são feitas novas chamadas.

Quem pode se inscrever no SISU 2019?

As pessoas que querem saber como se inscrever no SISU 2019 devem obedecer alguns requisitos básicos, como:

  • Ter realizado o enem no ano anterior;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter zerado o gabarito.

A partir destas condições o candidato pode dar entrada no processo que vai levar em conta processos bastante simples de verificação. Em casos específicos, o Enem de outros dois anos pode ser também utilizado para participar do programa.

Para os participantes do SISU 2019 que optarem pelas vagas reservadas às cotas deverão cumprir outros requisitos além dos anteriores. Primeiramente precisa comprovar que cursou todo, ou maior parte do ensino médio em escolas públicas, ou em escolas particulares com bolsa.

Também deve comprovar ser baixa renda, que é calculado a partir da quantidade de salários mínimos, sendo o teto 1 e meio por membro da família. Todos os dados são devidamente investigados, e em caso positivo, pode ter acesso aos cursos selecionados. 

Como se inscrever no SISU 2019

As inscrições do SISU são bastante simples: basta o candidato ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem. A senha é gerada no ato de inscrição para o exame, e deve ser utilizada para acesso à página do SISU.

Veja abaixo como se inscrever no SISU:

COMO SE INSCREVER NO SISU 2019


Passo 01: Acessando o portal www.sisu.mec.gov.br você deve colocar todos os dados pessoais e fazer a opção dos cursos desejados. É no portal que se tem a possibilidade de acompanhar o acesso ou não aos cursos selecionados.


Passo 02: Por isso é fundamental acessar sempre o portal, em caso de aprovação em qualquer que seja a lista. O sonho de se iniciar um curso superior é  o sonho de muitas pessoas, e algumas formas de acesso são bem mais simples que o imaginado.


Passo 03: Com o SISU o candidato somente precisa de ter realizado o Enem e pode concorrer a vagas nas melhores universidades do Brasil. Uma chance dessas, é algo muito raro, e por isso, ao efetuar a inscrição é muito importante que o candidato acompanhe sua situação.


Nota de Corte SISU 2019

Como vimos, com o SISU o candidato pode escolher até duas opções de cursos, estas que logo serão analisadas pelo programa e selecionará as melhores avaliações dos alunos cadastrados no concurso, com base na nota de corte da instituição.

Para aqueles que não sabem do que se trata a nota de corte do SISU, basta entender que ela é um parâmetro usado para escolher o estudante que alcançaram uma pontuação acima de um valor x, em dois tipos de concorrência. São elas a: Ampla e de Cotas. Ainda não entendeu? Acompanhem o exemplo:

Um curso tem uma nota de corte de 720 pontos. Portanto o aluno deverá ter atingido uma pontuação acima de 720 no Enem para que possa ser selecionado na primeira chamada.

Esta nota é calculada da seguinte forma: Soma-se as notas das 5 provas realizadas no exame e dividem o valor total por cinco. O resultado obtido será o número real da sua pontuação. Este calculo é realizado como critério de desempate para alunos que concorrem a uma vaga de ampla concorrência e não fazem o uso de políticas afirmativas.

A segunda maneira pelo qual o cálculo é realizado é um pouco mais complexa, isto ocorre pelo fato de algumas universidades darem prioridades às notas maiores em alguma matérias específicas, e estas pontuações são distribuídas e adicionadas ao cálculo no momento em que os resultados finais são estimados. Este segundo modo é conhecido como notas de peso.


Muitas vagas são perdidas por pessoas que não cumprem os prazos estabelecidos. Não deixe para trás e siga o seu sonho de acessar as melhores universidades do Brasil.

Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar as SISU 2019 inscrições é só deixar um comentário abaixo que iremos te responder logo assim que for possível. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *