INSCRIÇÕES DO SISU 2019 →【SAIBA COMO FUNCIONA】

Saiba tudo o que precisa saber sobre como funcionam as inscrições do SISU 2019 e como se inscrever lendo todo esse artigo com muita atenção.

O Sistema de Seleção Unificada criado e gerenciado pelo Ministério da Educação – MEC, oferece vagas em instituições de ensino superior públicas do Brasil inteiro sem necessidade de prestar vestibular e sem taxas de inscrição para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O SISU 2019 foi desenvolvido para democratizar o acesso ao ensino superior possibilitando principalmente o ingresso de jovens de baixa renda em cursos de graduação em todo o país.

Como funciona o SISU 2019

O processo de inscrição sisu que ocorre duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo, deve ser feita diretamente no site oficial do SISU.

O processo das inscrições do SISU tem a duração de três dias. Durante esse período é permitido ao candidato alterar suas opções de cursos e faculdades ou universidades para conquistar uma vaga sem ser barrado pela nota de corte.

INSCRIÇÕES DO SISU 2019

Na etapa única de inscrição o candidato faz duas opções de cursos por ordem de preferência em qualquer uma das três modalidades de ensino:


Tecnólogo ou Tecnológico – São cursos curtos que duram entre dois e três anos e é direcionado para o estudante que deseja uma rápida qualificação para entrar no mercado de trabalho.


Bacharelado – Esses cursos que têm duração entre quatro e seis anos são direcionados aos candidatos que pretendem ter uma formação teórica e prática mais ampla e profunda da área de estudo escolhida.


Licenciatura – São cursos com duração de quatro anos para quem pretende formar-se na área de educação para atuar como professor.


Processo de Inscrição

São ofertadas cerca de 60 mil vagas semestralmente em todo o país em quantidades definidas por cursos, por cada entidade educacional e divididas em cotas em conformidade com a lei n° 12.711.

Essa lei determina a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escolas públicas com renda individual bruta de no máximo um salário mínimo e meio, além de um percentual destinado aos estudantes que se declaram pretos, pardos ou indígenas ou com alguma deficiência no ato da inscrição.

Os candidatos são classificados conforme sua pontuação; nota de Corte que é definida por suas notas no Enem e o peso atribuído pelas faculdades para cada matéria conforme a área de estudo e os cursos optados pelo candidato.

Ao inscrever-se, o SISU lhe informa a pontuação do candidato referente aos cursos escolhidos como opção um e dois e fornece a nota de corte de cada uma das opções a partir do segundo dia do processo das SISU 2019 inscrições.

Com base nessas informações é possível ir modificando suas opções de forma ilimitada para conseguir uma classificação. É praticamente uma disputa a qual você deve estar atento integralmente para não ficar de fora ao final.

Inscrições do SISU 2019

É importante que você saiba que existe apenas uma chamada para a efetivação da matrícula e que existem diferentes regras para classificados na primeira e segunda opção, bem como para a lista de espera:


Primeira opção – Uma única chance para a efetivação da matrícula. Portanto, fique atento e não perca o prazo;


Segunda opção – Independente de fazer a matrícula em tempo hábil, o candidato pode se inscrever na lista de espera de sua primeira opção e fazer seu cancelamento caso consiga a vaga de sua primeira opção;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Lista de espera – Os pretendentes às vagas não preenchidas serão chamados por ordem de classificação. Podem fazer parte dessa lista tanto os que não conseguiram se classificar em nenhuma das opções e aqueles que se classificaram na segunda opção e aguardam vaga para sua primeira opção independente de já terem efetuado a matrícula.


As matriculas devem ser feitas dentro do prazo conforme o cronograma do SISU disponível na página. Todos os estudantes que realizaram a prova do ENEM do ano anterior e que não zeraram na prova de redação.

INSCRIÇÕES DO SISU 2019

Podem existir exigências quanto ao desempenho em determinadas matérias conforme o curso e a faculdade escolhida. Essas exigências impostas pelas instituições são informadas pelo site do SISU no ato do preenchimento da ficha de inscrição.

Se você quer saber como se inscrever no SISU é preciso que você siga o seguinte passo a passo. Acompanhe:


Passo 1. Entre no site do SISU – (sisualuno.mec.gov.br) e insira seu número de inscrição e senha do ENEM.


Passo 2. Confirme seus dados pessoais para que o SISU possa lhe contatar;


Passo 3. Acesse a página de cursos e selecione suas opções por ordem de preferência através dos filtros de busca: Curso, turno, instituição e localidade.


Passo 4. Ao final, confirme as opções escolhidas.


No ato da inscrição o SISU irá informar a documentação necessária exigida pela universidade para o curso pretendido como: Certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de renda e outros.

Inscrições do SISU Segundo Semestre

As inscrições para o Sisu segundo semestre 2019 devem começar a partir do mês de junho. Podem participar os candidatos que fizeram o Enem e que não tenham zerado a prova de redação. As instituições de ensino públicas, federais e estaduais têm liberdade para adotarem notas mínimas para inscrição em determinados cursos e se a nota do candidato não atingir o esperado o sistema emitirá essa informação.

Se a nota do candidato não for suficiente para para um determinado curso, ele pode escolher outro ou outra instituição.

O Sisu primeiro semestre e o Sisu segundo semestre apresentam o mesmo processo de inscrição. Só é possível identificar uma única diferença: normalmente, o número de vagas ofertadas no meio do ano cai. Algumas instituição de ensino só oferecem vagas no Sisu primeiro semestre.

Se ainda tiver dúvidas entre em contato pelo telefone 0800-616161 ou acesse o site do Ministério da Educação (MEC) http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas.

Inscrições do SISU e PROUNI

Muitos candidatos devem se perguntar se quem está inscrito no SISU pode inscrever-se também no Prouni. E você, também tem essa dúvida? Fique conosco nas próximas linhas e confira a resposta para essa questão e maiores detalhes.

Sim, é possível fazer as duas inscrições, uma no SISU e a outra no Prouni, mas as inscrições precisam atender aos critérios do programa e, caso o candidato seja selecionado nas duas, vai ser preciso fazer uma escolha.

Como critério para seleção de candidatos o Sisu e o Prouni adotam a nota do ENEM. Mas, é preciso estar ciente que se o candidato for selecionado nos dois, deverá optar apenas por um benefício, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública.


Inscrever-se no SISU é uma grande oportunidade de conseguir uma vaga para estudar em uma universidade pública e receber um ensino de alto padrão reconhecido pelo mercado de trabalho.

Porém, não é fácil. A concorrência é grande e seus concorrentes estão se preparando para a disputa. Prepare-se para não perder essa chance. Fazer as inscrições para o SISU 2019 e classificar-se é uma garantia de um futuro promissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *