INSCRIÇÕES PARA O SISU 2019 →【SAIBA COMO FAZER】

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos maiores processos seletivos para vagas em universidades públicas. Através dele, pessoas de todas as idades podem começar a estudar. As inscrições para o SISU 2019 devem ser feita pela internet, durante o prazo estabelecido pelo governo.

Desde o seu lançamento pelo Governo Federal, o SISU se tornou referência nacional e internacional. Veio para substituir os vestibulares individuais, que antes eram aplicados por cada universidade pública.

Agora o processo de seleção é unificado. Descubra tudo sobre o assunto e se prepare!

O que é SISU 2019?

Se você quer saber como funciona o SISU, vamos explicar. Esse processo de seleção viabiliza o ingresso em universidades públicas de ensino. São milhares de vagas distribuídas em dezenas de cursos. Se o seu objetivo é começar a fazer faculdade, fazer a inscrição SISU é o melhor caminho.

O funcionamento do SISU é bem simples. Esse sistema utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para classificar os candidatos. Ou seja, para que você seja capaz de se inscrever no SISU é fundamental que tenha feito o ENEM no ano anterior.

INSCRIÇÕES PARA O SISU 2019

No ato das inscrições para o SISU os candidatos devem selecionar até dois cursos: primeira e segunda opção. Essa escolha é livre, podendo ser em qualquer das instituições cadastradas. Tome bastante cuidado na hora de escolher o seu curso. Leve em consideração o local da universidade e o curso oferecido. Essa escolha definirá o seu futuro!

Ao final do primeiro dia de inscrição o sistema revela a nota de corte. Trata-se da nota mínima para que o candidato consiga a vaga selecionada. Caso a sua nota seja menor do que a nota de corte, poderá mudar suas opções de curso até o último dia de inscrição no SISU.

Lembre-se de que se você for aprovado em sua primeira opção de curso, essa será a oficial – não é possível escolher entre a primeira e a segunda opção. Pense bem na hora de definir os seus cursos. Escolha com base nos seus interesses e habilidades.

Quem pode fazer as Inscrições para o SISU?

As inscrições do SISU 2019 são livres para todos os candidatos que queiram ingressar em uma das universidades públicas de ensino superior.


01. Um dos requisitos, no entanto, é ter realizado o ENEM no ano anterior e não ter zerado a redação. A nota obtida no exame é utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada para distribuir as vagas.


02. Podem participar alunos da rede pública e particular de ensino. No ato de inscrição os alunos podem optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas.


03. Alunos que sempre estudaram em escolas públicas, por exemplo, possuem opções diferenciadas.

O sistema de cotas também se aplica. É possível se autodeclarar negro ou pardo para concorrer a vagas específicas, reservadas para a política social de cotas. Seja como for, todos aqueles que fizeram o ENEM podem se inscrever no SISU. Trata-se de um programa bem democrático.


Ou seja, apesar de permitir que todos os interessados participem, o SISU prevê opções diferenciadas para cada perfil de candidatos. O objetivo é garantir que pessoas de baixa renda também consigam vagas para estudar. Lembrando que você pode optar por participar ou não na modalidade ações afirmativas.

Inscrições para o SISU 2019

Se você quer saber como se inscrever no SISU deve ficar atento aos prazos e procedimentos. O sistema fica no ar duas vezes durante o ano, uma no começo e outra na metade. Todo o processo é realizado pela internet, através da página oficial do SISU. Além da inscrição, o site permite acompanhar o andamento da seleção.

Para se inscrever no SISU 2019 basta acessar o site e fazer login usando o mesmo número de inscrição e senha do ENEM. Dentro da plataforma o candidato pode navegar entre instituições, filtrando por Estado, cidade ou até mesmo o nome da universidade. Lembre-se de selecionar suas opções de curso para concorrer a uma das vagas disponíveis.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

INSCRIÇÕES PARA O SISU 2019

A inscrição no SISU pela internet pode apresentar falhas em alguns momentos do dia, durante o período de inscrição. Isso ocorre muitas vezes por excesso de pessoas acessando o site ao mesmo tempo. A recomendação é que as inscrições sejam efetuadas logo no primeiro dia. Na reta final do prazo o número de acessos se eleva muito.

Resumindo, para se inscrever é preciso:

  • Acessar o site do SISU www.sisu.mec.gov.br e fazer login;
  • Selecionar até duas opções de curso;
  • Aguardar pela nota de corte;
  • Fazer alterações nas opções de curso (se necessário).

Resultado SISU

O candidato do Sisu possui várias opções para conferir seu resultado: no próprio site Sisu, nas instituições participantes, consultando o boletim do candidato e na Central de Atendimento MEC, através do telefone 0800-616161.

É muito importante frisar que, caso o estudante seja aprovado no Sisu, ele deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi selecionado, o local, horário e quais são os requisitos para a matrícula. Vale salientar que todos os prazos ficam disponíveis no site do Sisu em www.sisu.mec.gov.br.

Caso a dúvida seja sobre as transferências de cursos, o candidato aprovado deve procurar informações na instituição que foi selecionado. A mesma procedência se deve sobre os programas de assistência estudantil.

Sisu Enem

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e o Sisu – Sistema de Seleção Unificada foram criados pelo Governo Federal e dão acesso ao ensino superior no Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio foi elaborado e executado primeiro e sempre teve como missão principal avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Já o programa Sisu foi criado para selecionar estudantes para universidades públicas e utiliza a nota do Enem como critério de classificação.

Nas próximas linhas, iremos explicar como conferir as notas obtidas no Enem para usar no Sisu.

É extremamente simples conferir no Sisu as notas do Enem obtidas pelo candidato ao beneficio do programa. Basta apenas inserir no sistema o número da sua inscrição e a senha do Enem. Após isso, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas do Enem.

É importante salientar que os pesos das nota do Enem para o Sisu são diferenciados e varia de acordo com a determinação das instituições de ensino. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição de ensino.

As notas podem variar, pois cada instituição de ensino possui o direito de estabelecer pesos diferenciados para cada modalidade de curso. Assim sendo, as instituições participantes do programa Sisu podem adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos ao beneficio como forma de política afirmativa.


O SISU é um dos melhores sistemas de seleção do Brasil. Todos os anos são milhares de candidatos beneficiados pelo programa. Fazer a inscrição para o SISU 2019 é a melhor forma de concorrer a uma das vagas disponíveis.

Lembre-se de que, assim como você, outras pessoas se inscrevem no programa. Tirar uma boa nota no ENEM é o primeiro passo para garantir uma vaga. Fique atento ao prazo para se inscrever no SISU.

Uma ótima dica é fazer as SISU 2019 inscrições nos primeiros dias do prazo, para não ter surpresas depois. Faça a sua inscrição e boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

INSCRIÇÕES PARA O SISU 2019 →【SAIBA COMO FAZER】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *