SISU 2019 INSCRIÇÕES →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Você tem vontade de cursar o ensino superior em uma Universidade Estadual ou Federal, mas acredita que não consegue competir com outros candidatos, melhor preparados? Então, que tal fazer o SISU 2019 inscrições?

O SISU pode te ajudar a ingressar em uma universidade pública de qualquer estado do País. E o critério principal do programa é ter realizado a última edição do ENEM.

Hoje, nós iremos te contar tudo o que precisa saber para realizar a sua inscrição SISU. Você verá que para conseguir uma vaga, além de preencher alguns requisitos mínimos, você precisa de uma nota mínima do ENEM.

SISU 2019

O SISU é uma sigla para Sistema de Seleção Unificada. Sistema esse, que as instituições públicas de ensino ofertam algumas vagas de seus cursos, exclusivamente, para candidatos que fizeram a última edição do ENEM.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é realizado uma vez ao ano, e ao garantir uma boa nota, os participantes conseguem utilizá-la para vários fins:

SISU 2019 INSCRIÇÕES

  • Concluir o Ensino Médio (caso para participantes do CEEBJA);
  • Utilizar como nota complementar em alguns concursos públicos;
  • Utilizar como nota parcial para complementar a nota do vestibular;
  • Utilizar como nota total para ingressar em uma instituição pública ou privada.

Portanto, ao garantir uma boa nota, programas como o PROUNI e o SISU, podem ser o portal para você realizar a graduação que tanto deseja. Ao contrário do PROUNI, o SISU é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e não pelo governo federal. Por isso, o SISU só pode ser utilizado para ingressar em uma instituição pública.

A seleção ocorre em uma única etapa. Ao realizar as SISU inscrições pela internet, o candidato deve escolher duas opções de cursos e turnos disponíveis, de acordo com a sua preferência. É possível escolher se você quer concorrer nas vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.

Após feita essas escolhas, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados de acordo com a exigência de pontuação do curso.

Como Funciona o SISU

Para participar do Sisu o candidato deve ter prestado o Enem e não pode ter a nota da redação igual a zero. O processo seletivo do programa possui uma única etapa de inscrição e o próprio candidato poderá escolher para qual vaga deseja se inscrever entre as vagas oferecidas.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição e serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Em caso de empate, o Sisu 2019 leva os seguintes critérios em consideração:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Aqueles que não foram selecionados na primeira chamada podem estar em uma lista de espera, disponibilizada pelo Sisu 2019 para a instituição, que deve ser utilizada prioritariamente no preenchimento de vagas ofertadas não ocupadas, porém, para participar dessa lista o candidato deve manifestar interesse dentro do prazo especificado no cronograma.

Requisitos para SISU 2019 Inscrições

Se você acha que esse sistema pode te ajudar a ingressar em uma boa universidade, então preste atenção sobre os requisitos para quem pode fazer a inscrição. Basicamente, como regra geral para a inscrição, é necessário apenas o candidato ter feito a última edição (ou edição mais recente) do ENEM.

Não há necessidade de comprovação de outros títulos ou de renda familiar. O SISU é destinado a todos os estudantes que realizaram o Exame, independente de renda ou outras atribuições.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Portanto, quem pode participar das inscrições para o SISU 2019 são:

  • Candidatos que já tenham se inscrito outras vezes para a seleção;
  • Candidatos que já tenham se inscrito para o PROUNI;
  • Candidatos que já possuam uma bolsa do PROUNI;
  • Candidatos que já são acadêmicos, em outras instituições.

Embora qualquer pessoa que tenha feito o Enem possa participar, o candidato não pode cursar dois cursos de graduação em uma instituição pública, simultaneamente.

O mesmo vale para bolsistas do ProUni. Os candidatos que já possuem bolsas desse outro programa, ao serem selecionados pelo SISU, devem escolher entre permanecer com a bolsa, ou abrir mão dela para ingressar em uma instituição pública pelo SISU.

Após ter finalizado a inscrição o candidato ainda pode alterar alguns dados, como as opções de curso e instituição. Caso seja aprovado serão levados em consideração o ultimo curso e instituição informados no sistema.

SISU 2019 Inscrições

Para dar início à sua inscrição, você precisa entrar no sistema online do SISU 2019 utilizando o número de inscrição e senha do sistema do ENEM. A partir disso, é só alterar (se necessário) os seus dados já cadastrados, selecionar as duas opções de curso e turno, de sua preferência, e aguardar o sistema gerar a sua pontuação e a pontuação de todos os cursos.

Ao contrário do ENEM, não há cobrança de taxas para realizar a sua inscrição no SISU.

SISU 2019 INSCRIÇÕES

Não é preciso nenhum tipo de documentação para inscrições do SISU. No entanto, ao ser selecionado para alguma universidade, se você não levar todos os documentos exigidos para efetivar sua matrícula, você pode acabar perdendo a sua vaga.

Durante o período de inscrições, é possível que você modifique as suas opções de curso e turno, de acordo com o cálculo da nota de corte realizada todas as noites.

Como você percebeu, o ENEM é fundamental para todos aqueles que pretendem disputar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Contudo, alguns requisitos devem ser respeitados:

  • Não ter zerado a nota da redação;
  • Ter atingido pelo menos 450 pontos na média (como nota mínima).

Cada curso atribui uma nota mínima do Enem para o candidato ser selecionado. E isso vale tanto para:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnológico.

Contudo, vale ressaltar que se você escolher universidades longes de seu endereço, você precisará arcar com todas as despesas financeiras que possam surgir, como:

  • Transporte;
  • Locomoção;
  • Moradia;
  • Despesas alimentícias.

Essas despesas não estão inclusas no SISU. Portanto, tome cuidado ao selecionar a universidade de sua preferência.


Agora que já sabe como se inscrever no SISU, já pode realizar a sua inscrição e aguardar a seleção. Caso tenha alguma dúvida deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SISU 2019 INSCRIÇÕES →【CONFIRA O PASSO A PASSO】

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *