SISU 2019 → Como Funciona, Inscrições, Resultado – (CONFIRA)

SISU 2019 – O Sistema de Seleção Unificada é uns dos programas mais esperados, após a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Pois, o programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) oferece vagas em universidades públicas sem que o candidato venha realizar o vestibular.

Para que o candidato venha participar do processo seletivo do sistema SISU é completamente automatizado utilizando as notas do ENEM nas classificações. O processo de seleção acontece duas vezes por anos, porem, às vezes o sistema realiza a terceira chamada por conta de algumas desistências ou não presença do candidato, para completar a vaga.

Abaixo você verá informações a respeito desse programa que beneficia milhares de estudantes, se você tem interesse em fazer parte desse programa leia atentamente os tópicos a seguir. Confira!!

O que é o SISU?

Como já vimos, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) veio para ajudar milhões de jovens brasileiros que sempre sonharam em obter uma boa oportunidade de estudos em instituições de ensino superior. Através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio você poderá ganhar uma boa bolsa de estudos, caso tenha alcançado uma boa pontuação.

Após ter realizada a sua inscrição no programa, o sistema do mesmo busca a última pontuação obtida no ENEM e com isso o candidato deverá estar preenchendo alguns dados informativos sobre os cursos desejados, escolher a instituição e decidir se deseja concorrer às vagas de política afirmativa ou de ampla concorrência.

SISU 2019

Caso o candidato se arrependa das suas escolhas, o mesmo poderá estar mudando a sua opção até o dia da divulgação do resultado do SISU 2019. Após a inscrição ser concretizada, o sistema irá comparar as melhores notas para poder estar selecionando os alunos com melhores notas para as vagas concorridas.

Todas as instituições possuem uma nota de corte para os cursos oferecidos, esta que é a pontuação mínima que o estudante deverá ter alcançado para poder concorrer a uma vaga.

No site do Sisu você pode consultar a nota de corte exigida pelas instituições participantes do programa, para saber qual curso estará dentro da sua pontuação. Lembrando que esta nota é a obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.

Vale a pena estar participando do Sisu, pois este programa surgiu para ajudar a todos os estudantes que não tem condições financeiras suficiente para estar ingressando em uma Universidade privada de ensino superior. Afinal, geralmente a maioria delas tem preços bastante elevados que acaba não se enquadrando no orçamento do aluno.

Como funciona o SISU 2019

Os candidatos que se inscrevem pela internet no site oficial do programa (SISU), deverão usar o número e a senha da inscrição do ENEM. Vale ressaltar, que a inscrição deve ser recente do ENEM.

Os alunos podem selecionar dois cursos disponíveis em instituições públicas. Logo em seguida, o candidato após selecionar o curso, deverá escolher a modalidade de concorrência: ampla concorrência ou ações afirmativas (cotas).

SISU 2019

No momento que as inscrições estiverem abertas, o candidato poderá consultar a “nota de corte”, ou seja, a menor nota conquistada na realização do exame para entrar na vaga desejada. Visto que, o participante pode optar por continuar disputando determinada vaga, ou tentar outra opção de curso.

Em pouco tempo, o participante poderá consultar o resultando do SISU na página oficial. Caso o nome do participante esteja na lista de selecionados, deverá realizar a matrícula na universidade, garantindo a vaga. Saiba que alguns cursos podem realizar provas complementares de Habilidades Específicas.

Inscrição SISU 2019

Essa é a parte mais aguardada por todos os participantes do ENEM, a inscrição SISU 2019. Após aguardar e estudar por meses, controlar a ansiosidade e responder as 180 questões, aguardamos mais alguns meses para vemos a nossa pontuação e ingressar em um novo processo de inscrição.

Para realizar o processo das inscrições SISU 2019, siga os passos abaixo:

SISU 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Acesse sisu.mec.gov.br;
  • Faça o login com Número de inscrição do ENEM e senha;
  • Escolha o curso.

Para fazermos esse procedimento corretamente, deverá seguir alguns requisitos bastante importantes como:


Prazo – O primeiro processo e o mais importante da lista é ficar ligado no prazo da inscrição. O programa é bastante rigoroso quando o assunto é prazo. Para acompanhar o tempo esperado, basta apenas acessar o site do SISU.


Nota – Você estudante, nunca deixe de se inscrever de última hora, devido a milhares de acesso no site, dificultando o carregamento da página de inscrição. O sistema pode enfrentar problemas nos sistema, como interrupção da inscrição ou lentidão, durante o primeiro processo.


Login – Se por ventura o participante realizou a prova no ano atual 2017, estará sujeito a participar do SISU no próximo ano. Não é necessário fazer cadastro no SISU, pois, o login e a senha da página do participante do ENEM.

Então nesse caso, basta apenas digitar o número da inscrição no campo mencionado e a mesma senha, usada para acessar a pontuação do exame.

Caso o participante tenha esquecido a senha ou login, ele poderá recuperar na página do participante, no ENEM.


Cursos – Assim que o participante entrar em seu painel, deverá clicar na tela “minha inscrição”, podendo selecionar dois cursos por prioridade na mesma ou em universidades diferentes.


Modalidades – Após selecionar o curso que deseja cursar, deverá indicar qual vaga irá selecionar a ampla concorrência, de acordo com a Lei de Cotas ou pelas as políticas afirmativas das instituições. Alunos de escolas públicas que se candidatarem às vagas reservadas que serão divididas em grupos e subgrupos, de acordo coma a renda familiar e raça.


Lista de Espera – A Lista de espera serve para os participantes que não conseguiram aprovação nas duas chamadas regulares. Serão selecionados os candidatos por meio de Cota.


Resultado SISU 2019

Para consultar o resultado SISU 2019, basta apenas acessar o site oficial do Sistema de Seleção Unificada ou acompanhar o boletim individual e escolher a lista de convocado da instituição, curso, turno e campus.

Para fazer a consulta do Sisu resultado online, siga os passos abaixo:

SISU 2019

  • Acesse sisu.mec.gov.br;
  • Faça o Login;
  • Clique em Resultado.

Caso o seu nome se encontre na lista de convocados, siga todas as instruções para se matricular na universidade e garantir a sua vaga.

SISU Nota de Corte

SISU 2019

A Nota de Corte SISU 2019 funciona para selecionar a menor nota necessária, para ter chance de ficar entre os selecionados na vaga desejada. Geralmente, a nota é calculada diariamente, de acordo com os números de vagas existentes no sistema.

O sistema irá fazer uma busca profunda dos concorrentes da mesma vaga que deseja e modalidade, mostrando qual seria a nota mínima para conseguir se classificar.

SISU Lista de Espera

SISU 2019

A Lista de Espera SISU 2019 é nada mais nada menos que uma relação de alunos que deseja cursar cursos em determinadas instituição em vagas que deverão ser preenchidas e estejam disponíveis após as chamadas regulares.

Após saber todas essas informações não deixe de realizar o Enem e se inscrever no Sisu 2019 para que assim você venha realizar a tão sonhada faculdade. Caso tenha alguma dúvida deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SISU 2019 → Como Funciona, Inscrições, Resultado – (CONFIRA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *